quinta-feira, 31 de maio de 2012

CRITICARTE - VII - DANTE

No início do século XIII, a cidade italiana de Florença era considerada a cidade mais florescente do centro da Itália, apoiada na manufatura de tecidos, no comércio da lã e dos cereais, além dos negócios financeiros, especialmente importantes devido aos empréstimos concedidos à cúria pontifícia. Em 1252, com o aparecimento do florim, moeda em ouro, constituiu-se uma etapa decisiva da história económica europeia.A partir de 1216, a aristrocacia florentina dividiu-se em duas facções que se opunham uma à outra: os Gibelinos que apoiavam o Imperador Frederico II e os Guelfos que apoiavam o Papa. De 1260 a 1266, o Podestá(autoridade suprema da cidade) e os conselhos foram dominados pelos Gibelinos que se apoiavam em Manfredo, rei da Sicília e filho de Frederico II.Em 1266, os Guelfos derrotaram os Gibelinos, em Benevento, onde Manfredo é morto e passaram a controlar a cidade com o apoio dos franceses de Carlos d Ánjou que foi nomeado Podestá de Florença por um período de sete anos.Em 1289, os Guelfos dividiram-se em duas facções: os "negros"(conservadores) e os "brancos"(comerciantes e banqueiros). Em 1301, a facção dos "negros" passou a controlar os destinos da cidade de Florença.Dante Aligheri nasceu na cidade de Florença, em 1265, no seio de uma família de Guelfos. Em 1288, participou como soldado de cavalaria, em Capaldino, contra Antrinos e Gibelinos Toscanos. Dante apoiante da facção dos "brancos" foi obrigado a exilar-se, em 1301, ano em que a facção dos "negros" ascenderam ao poder. Dante nunca mais regressou a Florença e veio a falecer na cidade de Ravena, em 1321.Literariamente, Dante cultivou o lirismo e a epopeia e transformou a história do homem numa aventura espiritual à luz da revolução cristã, enquanto a poesia condensa o pensamento científico, filosófico e teólogo da Idade Média.Das obras de Dante fazem parte a "Vita Nuova" que é, acima de tudo, um relato poético do amor da sua juventude, Beatriz; o "Convívio" que é composto por três canções e os seus respectivos comentários, complementados por um capítulo de introdução. É, essencialmente, o resultado dos seus estudos filosóficos; "De Monarchia" é um tratado onde Dante expõe problemas políticos, sob um ponto de vista teórico. O tratado está dividido em três livros; finalmente, a obra prima de Dante "A Divina Comédia" que é um poema estruturado em três partes - o Inferno, o Purgatório e o Paraíso - com um total de 33 Cantos.o Inferno, a primeira parte, é um abismo em forma de funil, composto por nove círculos que se vão estreitando até acabarem no centro da Terra, lugar do apoio do vértice, onde Lúcifer habita.Canto Sexto - Terceiro Círculo do Inferno:"Cérbero, fera cruel e monstruosaCom três goelas ladra como um cãoSobre a gente que ali jaz submersa Ele tem olhos avermelhados, a barba engorduradaE o ventre enormeE as patas com unhas arranha, esfola e esquartejaO espírito dos gulosos!A chuva fá-los uivar como cães: ao voltar um Lado do corpo dão alívio ao outro lado; por issoSe revezam muitas vezes os mísero réprobos.O Purgatório, a segunda parte, é o oposto do Inferno. Banhado por praias e rodeado por um vale, é na verdade uma montanha em cujo cume se encontra o Paraíso.Canto XV - Terceiro Círculo"O meu guia que me podia verAgir como um homem que desperta do sonoDisse: "que tens que não te podes ter de péE percorreste uma boa extensão do caminhoCom os olhos fechados e as pernas vacilantesComo um homem vencido pelo vinho ou pelo sono?"Ó meu doce pai, se queres escutar-medir-te-ei o que me apareceu quando meFoi tirado o livre uso das pernas."O Paraíso, terceira e última parte, a que Dante e Beatriz ascendem através de uma esfera de fogo, do Paraíso terrestre ao Celestial, entrando nos diversos céus. O paraíso encontra-se divido em dez círculos que coincidem com as esferas astronómicas e metafísicas.Canto XX:"Quando aquele que tudo iluminajá desce do nosso hemisférioE a luz do dia por toda a parte terminaO céu que dele só há pouco se aclaravaSubitamente aparece luminosoPor muitas luzes que reflictam a sua;E este fenómeno do céu que vem à menteQuando a insígnia do mundo e dos imperadoresNão movem mais o bico a falar""A Divina Comédia", sendo uma obra alegórica, radica a sua originalidade na ordenação, na estruturação que objectiva uma ideia determinada e orientada, respeitando a ideologia da sua época.Biblioteca de Oeiras, 05/06/01/2010 - Jorge Brasil Mesquita - 16H10. Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 31 de Maio de 2012, na Biblioteca Nacional, às 13H40.

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