sábado, 26 de maio de 2012

AFLUENTES POEMÁTICOS - XV - AMOR DOS INSTANTES PRECISOS

OUVE OS GAMOS DO VENTO
E NÃO TE ESQUEÇAS,
AMOR DOS INSTANTES PRECISOS,
DE CONVERSAR COM OS MEUS LÁBIOS,
DE BEIJAR O MEU OLHAR
COM AS CARÍCIAS DAS PALAVRAS
QUE ROMPEM NÉVOAS DE TRISTEZA
QUE PURIFICAM AS IDEIAS SUBTIS
DOS DEDOS SENSÍVEIS
À TERNURA DOS DESEJOS,
DOS SORRISOS CAMPESINOS
QUE, EM PÉTALAS DE PERFUME,
SÃO OS DELÍRIOS DA FOME
QUE SÓ A PELE DA NUDEZ ME COBRE,
AMANTE DOS INSTANTES PRECISOS. 
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Criado, em 26 de Maio de 2012, às 14H44, na Biblioteca Nacional.
Escrito, directamente, no blogue, na Biblioteca Nacional, no dia 26 de Maio de 2912, às 14H45, e, concluído, às 14H57 do dia 26 de Maio de 2012.

CISCOS DIÁRIOS - 26 DE MAIO DE 2012

Que sei eu de mim neste cemitério de ideias onde as flores da memória são pedaços de vida violada pelas sombras de um Passado que se esmeram nos confrontos do seu Futuro. Diariamente, sou arrebatado pela incoerência das minhas coerências na sublevação de uma consciência que se afoga em realidades. Em que realidade pairam os sonhos do mesmo sonho que toca a reunir na parada das avenidas e das vielas que cruzam a cidade com os rumores do seu frenesim carnal? Subo, sob uma aurora de várias sonoridades, e, desço, atravessado pelo rio precioso das águas sedentas de uma foz que lhes cante o irracionalismo de uma poesia racional. As luzes da noite banham as águas do meu olhar. Os versos que a decoram são bailados urbanos de fugas tempestuosas, de brisas encantadas que pernoitam no cansaço dos corpos. Corpos que são gritos de agitação fluvial, argumentos de uma película que se vislumbram nos grandes ecrãs da vida. Por ti, passam estas horas de nada e, regado pelos encantos dos teus lábios silenciosos, adormeço, abraçado a um prazer que desconheço, carente de um afago de fogo celestial. Afinal, eu, sou este apetite sensorial que se move por entre os lençóis da noite, descobrindo, aos ponteiros do tempo, a realidade de uma viagem madura.    
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Criado, em 26 de Maio de 2012, às 14H03, na Biblioteca Nacional.
Escrito, directamente, no blogue, na Biblioteca Nacional, no dia 26 de Maio de 2012, às 14H04, e, concluído, às 14H33 do dia 26 de Maio de 2012.

HARMONICA BLUES - III

A poeira do tempo é a sobra das memórias. A harmónica é a absolvição da memória e, eu, sou a poeira do seu tempo. O meu olhar vidrado perturbou-se com o aparecimento de uma pequena nuvem cósmica que, esfumada, revelou uma presença feminina e a sua bicicleta colorida. O seu corpo era alto e magro. os seus olhos, a luz do céu. O seu cabelo assemelhava-se ao feno solar, onde se via um rabo de cavalo que transmitia ao seu rosto magro uma jovialidade, fresca e pueril. Vestia umas calças floridas e uma blusa roxa. O seu olhar penetrou, profundamente, no meu e, eu senti, uma espécie de longevidade a aconchegar-se na trivialidade da minha vida. A sua voz melodiosa fez-se ouvir naquele espaço desértico e poeirento:
- Sabes onde fica a Desolation Row, de Dylan?
- Thomas?
- Não, Bob.
- Ah! O da auto-estrada 61?
- Esse mesmo.
Levantei o braço e com o indicador esticado apontei-lhe o caminho do Sul.
- Fica para além do labirintíco Finisterra, entre a Guerra dos Cem Dias e a Guerra das Rosas. Depois assinas o Tratado de Versalhes e obténs o salvo-conduto para a Desolation Row.
-Obrigada.
Dita a informação, colocou, na cabeça, um capacete de cores várias, saltou para cima da bike e perdeu-se na invisibilidade de uma despedida inútil. 
Os diabitos rubros com rabinhos dourados vendo a súbita  tristeza que pairava no meu olhar, pegaram em mim, colocaram-me em cima dos skates e conduziram-me a caminho do Norte. Levei a harmónica aos lábios e entrelacei a atmosfera com as notas do blues On The Road Again. Com diabos à solta a vida é um prego a fundo. Queimam-se memórias, avivam-se os boatos do Futuro.     
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Criado, em 26 de Maio de 2012, às 12H59, na Biblioteca Nacional.
Escrito, directamente, no blogue, na Biblioteca Nacional, no dia 26 de Maio de 2012, às 13H00, e, concluído, às 13H35 do dia 26 de Maio de 2012.