sexta-feira, 22 de junho de 2012

COLMEIA DE PALAVRAS

Li o que li e li o que não li; agora esqueço-me de ler o que não sei ler e o que não quero ler. Por puro prazer. Criei uma colmeia de palavras e provei-lhe todo o género de sentidos; depois, abandonei-a num deserto de que não me lembro o nome. Um corvo todo vestido de negro pousou no parapeito da janela e com hábil mestria abriu-me a janela dos pensamentos; as palavras ao sentirem-se livres, fugiram de mim e eu nada fiz para recuperá-las. Hoje, ao cruzar a rua dos sentidos, não me iludo com o semáforo das suas paisagens. Sei que o vento reconhecê-las-á, mal o Outono as amadureça, ao anoitecê-las. Quando for o que não fui, a colmeia das palavras descobrirá, finalmente, a espécie de deserto que sou. Biblioteca de Oeiras, 28/12/2009 - 11H38 - Jorge Brasil Mesquita. Jorge Manuel Brasil Mesquita. Recriado, em 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 15H06.

MINIATURAS - IX

O FANATISMO É O ÓCIO DO ÓDIO.
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Criado, em 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 14H54.
Escrito, directamente, no blogue, no dia 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 14H57.

ZIPS SONOROS - XII - GIRLS AT OUR BEST

Se grupo houve que me tivesse deliciado os sentidos, no início da década de 80, foram os Girls At Our Best que, na sua meteórica existência, nos legaram como herança, em minha opinião, um conjunto de discos de excelente recorte sonoro e um estilo personalizado que os distinguiu de qualquer outro grupo da época.
James Alan, Gerald Swift e a estudante de arte Judy Evans, formaram, em 1979, na cidade inglesa de Leeds, os Butterflies. Com a inclusão de Chris Oldroyd, em 1980, o grupo passou a denominar-se Girls At Our Best, nome extraído da composição “Warm Girls” que apareceu na primeira gravação do grupo, no mesmo ano.
Sonoramente, os temas do grupo eram uma espécie de compromisso entre o Punk, o Pop e a crítica política, visível no tema “Politics”, em que o estilo das campanhas políticas Estado Unidenses, era satiricamente criticado.
Os Girls At Our Best desfizeram-se em 1982.
Segue-se, como é habitual, a discografia do grupo e das editoras independentes, para as quais gravaram os seus discos:

Record Records:
Abril de 1980 – 7” – Getting Nowhere Fast/Warm Girls
Novembro de 1980 – 7” – Politics/It´s Fashion

Happy Birthday Records:
Junho de 1981 – 7” – Go For Gold/I´m Beautiful Now
Outubro de 1981 – LP – Pleasure
Outubro de 1981 – 7” – Fastboy Friends/This train

God Records.
Maio de 1982 – 7” – Heaven/ £600.000
Oeiras, 28/10/2009 – Jorge Brasil Mesquita

Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 14H46.

SONETOS - III - PINGOS DE CHUVA

DESLIZAM PINGOS DE CHUVA DIDÁCTICA
PELO ROSTO VELHO DAS MORTES DIÁRIAS.
SECAM AO SOL NAS VIELAS MILENÁRIAS
E SÃO FILHOS DA MENTIRA SIMPÁTICA.

SOAM TROMBETAS DA TRAÇA PROFILÁCTICA
NOS ARNEIROS MENTAIS DAS RUAS AGRÁRIAS
ONDE SÓ SE PLANTAM FAVELAS VIÁRIAS
GRAÇAS AO DISCURSO DA PRAGA ASMÁTICA.

OUVEM-SE AS GARGALHADAS DAS PLATEIAS
NOS VASTOS AUDITÓRIOS DOS ESCOLHOS
QUE ENCALHAM NA FEBRE DOS REPOLHOS.

NOTA-SE O APRUMO DAS VELHAS TEIAS
QUE ADORAM AS CRISES DAS SUAS AMEIAS
E AMAM AS ORGIAS FANÁTICAS DOS PIOLHOS.
cENTRO cULTURAL DE bELÉM, 13/12/2009 - 12H38 - jORGE bRASIL mESQUITA

Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado e corrigido, em 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 14H28.

CRITICARTE - XIV - "O VELHO E O MAR"

De que nos serve a natureza, quando a natureza humana não a sabe respeitar, ao entrar em confronto com ela? Porém, há confrontos onde prevalece o respeito mútuo, em que este se pode transformar num acto poético de beleza salgada, quando o mar é disso testemunha.
O escritor Ernest Hemingway nasceu, em 21 de Julho de 1899, em Ilinóis, EUA. Exerceu a actividade de jornalista e correspondente de guerra, tendo participado na Primeira Grande Guerra (1914 – 1918), onde foi gravemente ferido na frente italiana, em 1918. Fixou residência em Paris, entre 1921 e 1928, aproveitando a estadia para conhecer grande parte da Europa Ocidental e do Leste. Participa, igualmente, na Guerra Civil de Espanha, ao lado dos Republicanos, entre 1936 e 1939 e na Segunda Grande Guerra, entre 1939 e 1945. Recebe os prémios Pulitzer, em 1953 e o prémio Nobel, em 1954.
Em 1952, o escritor escreve uma das suas mais belas obras “O Velho e o Mar.”
O escritor português Jorge de Sena (1919 – 1978), escreveu no prefácio da tradução que fez do “O Velho e o Mar” que se está perante “um poema em prosa, uma epopeia de simples trama singularmente narrada. Um breviário nobilíssimo da dignidade humana escrita com a mais requintada das artes. Poucas vezes, no nosso tempo, terá sido concebida e realizada uma obra tão pura, em que a natureza e a humanidade sejam, frente a frente, tão verdade.”
Matar sem consciência o que é do domínio da natureza, será o mesmo do que ter consciência de que se matou, sabendo a razão porque se o fez, respeitando quem se mata? A natureza como uma metáfora.
“Não mataste o peixe só para viver e vendê-lo para ser comido. Mataste-o por amor-próprio e porque és um pescador. Amáva-lo quando estava vivo, e ama-lo depois de morto. Se o amas não é pecado matá-lo. Ou será mais?
- Tu pensas demais, velhote – disse em voz alta.
“Mas gozaste com a morte do dentudo, pensou. Vive de peixe como tu. Não é dos que andam aos restos, nem um apetite ambulante como alguns tubarões são. É belo e nobre e não conhece o medo…Pescar mata-me, exactamente, como me mantém vivo…Não devo iludir-me mais.”
Com imensas obras publicadas, Hemingway suicidou-se com um tiro de caçadeira, em Julho de 1961, aos 62 anos, na sua propriedade de Sun Valley, Idaho, EUA, ao tomar conhecimento de que tinha um cancro.
Jorge Brasil Mesquita

Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 14H15.

PIRILAMPOS

Eis a cura que não cura este remédio da verdade: apaixonei-me pelos pirilampos. São sinónimos do cérebro humano; quando luzem, faiscam as ideias, luminosas e inconciliáveis, da Humanidade; quando se desligam, são os esconderijos perfeitos de amantes invioláveis e de todos os abrigos dos segredos que a Humanidade desconhece. Uma vez, uma única vez, assisti ao grande bailado dos pirilampos numa noite de serenidades; fui regado com a Aurora Boreal de uma Eternidade desconhecida. Quando o bailado cessou, perdi-me na floresta impenetrável da sobrevivência. Só os pirilampos das suas memórias conhecem o paradeiro do seu labirinto, onde eu me fiz, sabendo o nada do saber. Biblioteca de Oeiras, 28/12/2009 - 10H35 - Jorge Brasil Mesquita
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 14H05.

MEMÓRIAS SONORAS - XII - "ENOLA GAY"

Paul Humphreys e Andy McCluskey formaram, em 1978, a banda escolar Equinox, em West Kirby, na cidade inglesa de Liverpool que evoluiu para as bandas VCL XI, Hitlerz Underpantz, ID e, finalmente, a Orchestral Manoeuvres In The Dark que gravaram o 7” “Electricity” para a editora independente Factory de Tony Wilson, em Manchester. A subsidiária DinDisc da Virgin Records reeditou o 7” que se transformou num sucesso. Seguiram-se dois outros grandes sucessos do grupo, os 7” “Messages” e, especialmente, “Enola Gay” que recorda o nome do bombardeiro que lançou a bomba atómica sobre Hiroxima e que é a memória sonora de hoje.
Embora o lançamento da bomba esteja inserido num certo número de factos históricos ligados à Segunda Grande Guerra, vou cingir-me, apenas, aos momentos essenciais que historiam factos ligados ao lançamento da bomba atómica.
Em Agosto de 1942, Franklin Delano Roosevelt (1882 – 1945), Presidente dos Estados Unidos da América, decide que se fabrique a bomba atómica. As operações de carácter militar ficaram a cargo do General Leslie R. Groves. No Outono de 1942, Robert Oppenheimer, professor de Física de Berkeley, acompanhado pelos Físicos, Fermi, Bohr, Beth e Teller, formam a equipa que vai trabalhar na criação da bomba atómica e instalam-se num laboratório, localizado em Los Álamos, no Novo México, na Primavera de 1943.
Em 16 de Julho de 1945, dão-se dois acontecimentos históricos de grande importância: a mensagem de paz do Imperador Hiro Hito do Japão e a explosão da primeira bomba atómica às 5h29´25”, em Alomogordo, no deserto do Novo México.
A 11 de Junho de 1945, sete sábios: J. Franck, E. Rabinovitch, D. Hughes, T. Hogness, G. Seaborg e S. Nickon, redigem o relatório Franck, contra a utilização da bomba atómica.
A 26 de Julho de 1945, Harry Truman (1884 – 1972), novo Presidente dos EUA, envia um ultimato, com o apoio da Grã-Bretanha e da China, ao Japão que o recusa. Truman ordena que se recorra à bomba atómica. O General Spaatz reúne o urânio e o plutónio, necessários à bomba, na ilha de Tinian de onde descolou o Boeing B-29 “Enola Gay” que a 6 de Agosto de 1945, às 8h15´ largou a bomba sobre a cidade japonesa de Hiroxima. O bombardeiro foi comandado por Paul Tibbets Jr., Comandante do 509 Agrupamento Aéreo e responsável pelo nome dado ao bombardeiro, em homenagem à sua mãe.
A justificação para o uso da bomba, visava acabar com a guerra no Pacífico e representava uma tentativa para equilibrar as potências do Mundo.
O Físico Britânico Blackell conclui no seu livro, publicado em 1948: assim, na verdade concluímos que o lançamento de bombas atómicas, não foi tanto o último acto militar da Segunda Guerra Mundial, mas como o primeiro acto da guerra diplomática fria que, actualmente, se desenrola com a Rússia.

www.youtube.com/watch?v=craC9eT71EI

ORCHESTRAL MANOEUVRES IN THE DARK - ENOLA GAY LYRICS

Enola Gay, you should have stayed at home yesterday
Oho it can't describe the feeling and the way you lied
These games you play, they're gonna end it all in tears someday
Oho Enola Gay, it shouldn't ever have to end this way
It's 8:15, that's the time that it's always been
We got your message on the radio, condition's normal and you're coming home
Enola Gay, is mother proud of little boy today
Oho, this kiss you give, it's never ever gonna fade away
Enola Gay, it shouldn't ever have to end this way
Oho Enola Gay, it should've faded our dreams away
It's 8:15, oh that's the time that it's always been
We got your message on the radio, condition's normal and you're coming home
Enola Gay, is mother proud of little boy today
Oho, this you give, it's never ever gonna fade away
Oeiras, 08/11/2009 – Jorge Brasil Mesquita

Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 13H51.

FRICÇÕES - IV - ERC

A ENTIDADE REGULADORA DA COMUNICAÇÃO (ERC) É UM NONE SENSE PORTUGUÊS.
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Criado, em 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 13H45.
Escrito, directamente, no blogue, no dia 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 13H45.