ESTES PASSOS CIRCUNFLEXOS
DEDILHAM COMPASSOS SEM NEXO,
PALMILHAM PODEROSOS AMPLEXOS
EM ESPELHOS SEM REFLEXO,
INUNDAM ÍTACAS DE FOGO
E ÉBRIOS DE TRAGÉDIA
INVENTAM PRÓLOGOS DE JOGO
QUE PASTOREIAM A IDADE MÉDIA
E REMATAM CONSELHOS DE TÉDIO
COM FULGURÂNCIAS IMPRUDENTES
E ACTOS DE PEÇAS SEM REMÉDIO
ENTRE CULTURAS IMPOTENTES
E AMOSTRAS DE ASSÉDIO
QUE RASTEJAM COMO VIS SERPENTES
NOS BRAÇOS REPELENTES DO TÉDIO.
NESTES BISTURIS DE VELHACO
RONDAM AS BACANTES DE BACO
QUE, EM HORDAS FÁLICAS,
BRANDEM AS ORGIAS METÁLICAS
DOS PASSOS CIRCUNFLEXOS
NAS ESCRITURAS DOS SEUS ANEXOS.
AH!AH!AH!AH!
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Criado, em 25 de Maio de 2012, na Biblioteca Nacional, às 15H59.
Escrito, directamente, no blogue, na Biblioteca Nacional, no dia 25 de Maio de 2012, às 15H59, e concluído, às 16H22 do dia 25 de Maio de 2012.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
CRITICARTE - IV - CONSTRUTIVISMO RUSSO
Quando gastei um post com o excelente gráfico inglês Neville Brody, este especificou que uma das suas grandes influências tinha sido o Construtivismo Russo."Dicionariamente", o Construtivismo foi um movimento do primeiro quartel do século XX, com origem na Rússia, que preconizava a construção geométrica das formas, recorrendo a elementos não figurativos e valorizando os aspectos técnicos da obra.O Conctrutivismo Russo acompanhou, paralelamente, as experiências artísticas da Bauhaus, na Alemanha e da escola de De Stijl, na Holanda,- outra das influências de Neville Brody - que foram caracterizadas pelo interesse na abstracção pictórica e pela sua adesão (pelo menos parcial) ao pensamento socialista.O crítico Kikolaj Punin foi quem primeiro utilizou a palavra Construtivismo, referindo-se aos contra-relevos do escultor e arquitecto russo Vladimir Tatlin (1885 - 1953), realizados entre 1913 e 1914. O movimento só se torna realmente efectivo com o Manifesto Realista dos irmãos ex-russos, o escultor Naum Gabo (Naoun Pevsner)(1890 - 1977), naturalizado Estado-Unidense e o escultor Anton Pevsner (1886 - 1962), naturalizado francês, e pelas teses produtivistas do artista russo multifacetado Alexandr Rodchenko (1891 - 1956).Com a revolução russa surge a simbiose entre a arte e a política, em que são discutidas ou rejeitadas as tendências artísticas da época, tais como, o Cubismo, o Dadaísmo e o Futurismo. Assiste-se ao repúdio da arte burguesa ao consumismo cultural estandardizado. O pintor russo Kasimir Malevich (1878 - 1935) formula o Suprematismo, em 1913, que consiste na "supremacia da ideia e da sensação pura", exemplificado pela série dos seus quadrados "Quadrado Branco sobre Fundo Branco", de 1917.A Frente de Esquerda das Artes (LEF)do cineasta russo Serguei Eisentein (1898 - 1948), do escritor russo Vladimir Maiakovski (1894 - 1948)e do escritor e jornalista Isaac Babel (1894 - 1940)apresentavam como teoria artística "a arte colectiva do presente é a vida construtiva", concebendo a técnica como a abolição das tradições burguesas.O termo "obra" é substituído por "coisa" (objecto), onde se incluem a luz, o espaço, o plano, a cor e o volume.Outro dos artistas fundamentais do Construtivismo Russo foi o arquitecto, gráfico e pintor Lazar El Lissitzky (1890 - 1941)que define a função do artista como sendo a do "construtor de um novo universo de objectos". Aderindo ao Suprematismo, Lazer serve-se do termo Proun para definir projectos concretos, sínteses de forma e matéria que vai desenvolver em obras do grafismo publicitário, da edição, da arquitectura e do design, como, por exemplo, se pode observar nas suas obras no campo tipográfico "De Dois Quadrados, Em Voz Alta, As Quatro Operações", que foram utilizadas no processo educativo de gerações inteiras de artistas gráficos.No Construtivismo Russo, o sonho da arte ao serviço da sociedade exprime-se, igualmente, através da execução de obras de arquitectura pública, de que foram exemplos a maqueta preparatória do Monumento à III Internacional de 1919, os projectos para o Palácio do Trabalho e para os escritórios do jornal Pravda, em Leninegrado, o Pavilhão para a Exposição de Artes Decorativas de Paris, em 1925. Destaca-se, também, na década de 20 o génio urbanístico de Ivan Leonidov (1902 - 1959).Porém, com a ascensão ao poder de Josef Estaline (1879 - 1953), a partir dos anos 30, o pensamento livre deixa de existir e o Construtivismo, juntamente com toda a actividade artística de vanguarda, cessa o seu processo de desenvolvimento criativo.
Lisboa, 11/12/2009 - 15H34Biblioteca de Oeiras, 12/12/2009 - 12H41Centro Cultural de Belém, 13/12/2009 - 16h07Biblioteca de Oeiras, 14/12/2009 - 11H00Jorge Brasil Mesquita
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 25de Maio de 2012, na Biblioteca Nacional, às 14H52.
Lisboa, 11/12/2009 - 15H34Biblioteca de Oeiras, 12/12/2009 - 12H41Centro Cultural de Belém, 13/12/2009 - 16h07Biblioteca de Oeiras, 14/12/2009 - 11H00Jorge Brasil Mesquita
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 25de Maio de 2012, na Biblioteca Nacional, às 14H52.
APITOS BOLÍSTICOS - II - SELECÇÃO NACIONAL
É já, ali, ao virar da esquina, que sobre o relvado fresco e, com a bola, saltitando, poeticamente, entre as botas dos jogadores, se dará início aos compassos de mais uma composição suada por parte da selecção portuguesa, no Campeonato da Europa de 2012. O Grupo em que participamos não é pêra doce. Teremos que enfrentar a fortaleza alemã, o dinamismo fogoso dinamarquês e a fibra criativa holandesa. Que estratégia, que táctica arquitectar para todos ultrapassar como se tudo se tratasse de uma filigrana das descobertas. Colocando-nos na pele do Senhor Paulo Bento e, ao observarmos, a massa muscular e criativa dos nossos jogadores, eis o que um adepto de bancada teceria para que as hostes portuguesas delirassem com o sabor das vitórias. Avaliar, estudar os ritmos, estruturar a geometria necessária ao fio de jogo que permita à selecção prostrar a seus pés as arrogâncias dos nossos adversários. Como não podia deixar de ser optaria por um 1x4x4x2 maleável que tanto se poderia transformar em um 1x4x3x1x2 como em um 1x4x1x3x2. Que jogadores utilizar para satisfazer tais requesitos? Simples, no raciocínio, complicado, na prática. Rui Patrício na baliza; Miguel Lopes, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coenrão, o quarteto defensivo. Riscado o fácil, passemos ao difícil: Custódio, Raul Meireles, Hugo Viana e João Moutinho seriam os actores do meio campo que tanto seria um quadrado - Custódio e Meireles os dois mais recuados e Hugo Viana e João Moutinho, os mais avançados - como um losango - Custódio, o mais atrasado, Meireles e Viana, nas laterais e Moutinho, no topo. Ronaldo e Nani, os avançados. Sem ponta de lança? É uma realidade. Ambos seriam avançados volantes em toda a largura do terreno. Em todo este sistema, que pretende formar um grupo compacto, não me esqueci que qualquer dos médios é bom a rematar, quer de meia distância, quer dentro da área. No caso de se optar por Ronaldo e um ponta-de-lança a escolha depende do opositor. Hugo Almeida, para os jogos com a Alemanha e com a Dinamarca e, Helder Postiga, contra a Holanda. Tudo acaba por se tornar fácil quando se examina à lupa a matéria humana de que se dispõe, mas torna-se complicado quando, nós os adeptos de bancada, não estamos em contacto diário com os jogadores, nem estamos por dentro da filosofia, estratégica e táctica, do Senhor Paulo Bento que, muito melhor do que nós, tem capacidade para avaliar situações que a todos nós nos escapam por não convivermos, diariamente, com as vicissitudes do treino. A minha intenção é gabar as virtudes que encontro na selecção nacional e, sem pinta de vaidade, contribuir para um pensamento futebolístico que, avaliado, ou não, não passa disso mesmo: uma visão global para uma minúcia elementar. Para já, os desejos de um boa preparação, os desejos de um bom princípio futebolístico.
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Criado, em 25 de Maio de 2012, às 13H21, na Biblioteca Nacional.
Escrito, directamente, no blogue, na Biblioteca Nacional, no dia 25 de Maio de 2012, às 13H23, e, concluído, às 14H28 do dia 25 de Maio de 2012.
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Criado, em 25 de Maio de 2012, às 13H21, na Biblioteca Nacional.
Escrito, directamente, no blogue, na Biblioteca Nacional, no dia 25 de Maio de 2012, às 13H23, e, concluído, às 14H28 do dia 25 de Maio de 2012.
NEVILLE BRODY
Durante as décadas de 80 e 90, Neville Brody foi considerado como um dos mais importantes e inovadores gráficos da UK.
Neville Brody nasceu em 1957, na Escócia e cresceu nos subúrbio nortenhos da cidade inglesa de Londres. Em 1975, entrou para a Hornsey College of Art, cuja reputação para o experimentalismo e para o debate floresceu após a ocupação estudantil de 1968. Em Hornsey, foi confrontado pelos conflitos que se geravam entre as artes de excelência e a aplicação das mesmas comercialmente. em 1976, frequentou um curso de desenho gráfico no London College of Printing. Contudo, Brody sentiu-se limitado e optou por se lançar na arena do desenho gráfico de uma pictórica e emocional.
Ao recordar as suas ambições iniciais, afirmou que "sentiu que no interior da comunicação de massas, o aspecto humano foi completamente posto de parte. Quis compreender as imagens diárias que o rodeavam naquela altura e o processo de manipulação,particularmente, no interior da arte publicitária. Ao entender os mecanismos a um nível básico, esperava produzir o efeito contrário ao interiorizá-las na mente humana."
Os seus primeiros trabalhos foram desenvolvidos nas editoras independentes Stiff e Fetish, influenciados pelo Construtivismo Russo e pela escola holandesa de De Stijl. Em 1981, foi convidado por Nick Logan da revista Face, considerada a "revista mais bem vestida do mundo"que sob a direcção de Brody se transformou na Bíblia do Estilo de toda uma geração, que em 1983foi votada a revista do ano e cognominada "o barómetro do estilo pop". Brody utilizava o desenho gráfico como o seu principal instrumento de trabalho em detrimento das fotografias e da cópia estrutural.
As técnicas de Brody rejeitavam a linearidade e o seu estilo foi sendo amplificado e desenvolvido na World Wide World. Por outras palavras,Brody desenhou a Net na página impressa, muito antes que alguém soubesse que tal existisse. Em 1984, Brody renovou graficamente a Face e no ano seguinte a Photographer´s Gallery apresentou uma retrospectiva da revista Face, enquanto Brody foi, ele mesmo, alvo de uma exposição no Victoria and Albert Museum. Em 1986, Brody desenhou a revista New Socialist que se afirmou como uma espécie de forum para a política cultural de esquerda.
Em 1990, Brody co-fundou a Fontworks, uma companhia de desenho tipográfico preparada para a era digital.
Em 1998, Brody trabalhou para a Nike, a Swatch e para o New York Museum of Modern Art.
Brody foi um inovador dos tempos modernos, mas considera-se, igualmente, enraizado nas tradições da arte pura aplicada e um violador de regras, sabendo quais as regras que foi rasgando.
Monumental Saldanha, Lisboa, 06/12/2009 - Jorge Brasil Mesquita
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 25 de Maio de 2012, às 12H54, na Biblioteca Nacional.
Neville Brody nasceu em 1957, na Escócia e cresceu nos subúrbio nortenhos da cidade inglesa de Londres. Em 1975, entrou para a Hornsey College of Art, cuja reputação para o experimentalismo e para o debate floresceu após a ocupação estudantil de 1968. Em Hornsey, foi confrontado pelos conflitos que se geravam entre as artes de excelência e a aplicação das mesmas comercialmente. em 1976, frequentou um curso de desenho gráfico no London College of Printing. Contudo, Brody sentiu-se limitado e optou por se lançar na arena do desenho gráfico de uma pictórica e emocional.
Ao recordar as suas ambições iniciais, afirmou que "sentiu que no interior da comunicação de massas, o aspecto humano foi completamente posto de parte. Quis compreender as imagens diárias que o rodeavam naquela altura e o processo de manipulação,particularmente, no interior da arte publicitária. Ao entender os mecanismos a um nível básico, esperava produzir o efeito contrário ao interiorizá-las na mente humana."
Os seus primeiros trabalhos foram desenvolvidos nas editoras independentes Stiff e Fetish, influenciados pelo Construtivismo Russo e pela escola holandesa de De Stijl. Em 1981, foi convidado por Nick Logan da revista Face, considerada a "revista mais bem vestida do mundo"que sob a direcção de Brody se transformou na Bíblia do Estilo de toda uma geração, que em 1983foi votada a revista do ano e cognominada "o barómetro do estilo pop". Brody utilizava o desenho gráfico como o seu principal instrumento de trabalho em detrimento das fotografias e da cópia estrutural.
As técnicas de Brody rejeitavam a linearidade e o seu estilo foi sendo amplificado e desenvolvido na World Wide World. Por outras palavras,Brody desenhou a Net na página impressa, muito antes que alguém soubesse que tal existisse. Em 1984, Brody renovou graficamente a Face e no ano seguinte a Photographer´s Gallery apresentou uma retrospectiva da revista Face, enquanto Brody foi, ele mesmo, alvo de uma exposição no Victoria and Albert Museum. Em 1986, Brody desenhou a revista New Socialist que se afirmou como uma espécie de forum para a política cultural de esquerda.
Em 1990, Brody co-fundou a Fontworks, uma companhia de desenho tipográfico preparada para a era digital.
Em 1998, Brody trabalhou para a Nike, a Swatch e para o New York Museum of Modern Art.
Brody foi um inovador dos tempos modernos, mas considera-se, igualmente, enraizado nas tradições da arte pura aplicada e um violador de regras, sabendo quais as regras que foi rasgando.
Monumental Saldanha, Lisboa, 06/12/2009 - Jorge Brasil Mesquita
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 25 de Maio de 2012, às 12H54, na Biblioteca Nacional.
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