quarta-feira, 27 de março de 2013

HARMÓNICA BLUES - VII

Nuvens negras moviam-se, lestas, de Norte para Sul. Os diabinhos rubros acelararam o skates e diminuiram a distância que nos separava da auto-estrada. O alcatrão parecia borracha queimada. Penetrámos na nuvem negra. Ficámos negros como o carvão. Os diabinhos praquejavam e, apenas, os seus olhos permaneceram violentamente rubros como se fossem lanternas incendiando a noite. Vindo não se sabe donde, Deckard passou diante de nós e gritou:
- Fujam! A tempestade está no seu auge e a violência é um vendaval dos diabos.
- E o Norte?
- Quero lá saber do Norte!
Os diabinhos, agora vestidos de negro, acelararam ainda mais os skates e berraram-me aos ouvidos:
- A ideia do Norte é uma idiotice.
- A batalha vai ser violenta. Voltemos para Sul.
- Nada a fazer o Norte é o nosso destino, dê lá por onde der.
Nisto, avistámos, mesmo à beira da auto-estrada, a Casablanca. Descemos, entrámos, sedentámo-nos e um dos diabinhos gritou:
- "Play It Again Sam".
O Sam atacou o piano e dedicou-nos "As Time Goes By", mesmo no instante em que nos afastávamos do local que principiava a arder. Mesmo assim ainda ouvimos o Bogart a gritar para o Nick Cave: "Isto ainda vai ser o princípio de uma bela amizade", ao que Cave respondeu vociferando: "Release The Bats", "Release The Bats".
Os diabinhos manejaram os skates e estes rumaram ao Norte que era, ao longe, uma mistura da cegueira nocturna que atravessávamos e o vermelho condensado do inferno de Dante. Não muito longe dali, avistámos o Pepe Carvalho que se divertia a lançar mais um dos seus livros, acabados de ler, para a fornalha do tempo, aproveitando para nos gritar:
- Se vão para Norte acendam os isqueiros que a fumaça enlouqueceu. Eu sigo para Oeste que o criminoso já não me escapa.
Os diabinhos praguejaram de novo e embalaram os skates para Norte, sempre para Norte, enquanto, eu, e a minha harmónica aquecíamos ainda mais o temporal com o blues "I´d Rather Go Blind". 
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Manuscrito de 27 de Março de 2013, escrito na Biblioteca Nacional de Lisboa, entre as 14H00 e as 14H24.
Postado, no blogue, em 27 de Março de 2013, na Biblioteca Naconal de Lisboa, entre as 14H31 e as 14h58.