sexta-feira, 22 de junho de 2012

MEMÓRIAS SONORAS - XII - "ENOLA GAY"

Paul Humphreys e Andy McCluskey formaram, em 1978, a banda escolar Equinox, em West Kirby, na cidade inglesa de Liverpool que evoluiu para as bandas VCL XI, Hitlerz Underpantz, ID e, finalmente, a Orchestral Manoeuvres In The Dark que gravaram o 7” “Electricity” para a editora independente Factory de Tony Wilson, em Manchester. A subsidiária DinDisc da Virgin Records reeditou o 7” que se transformou num sucesso. Seguiram-se dois outros grandes sucessos do grupo, os 7” “Messages” e, especialmente, “Enola Gay” que recorda o nome do bombardeiro que lançou a bomba atómica sobre Hiroxima e que é a memória sonora de hoje.
Embora o lançamento da bomba esteja inserido num certo número de factos históricos ligados à Segunda Grande Guerra, vou cingir-me, apenas, aos momentos essenciais que historiam factos ligados ao lançamento da bomba atómica.
Em Agosto de 1942, Franklin Delano Roosevelt (1882 – 1945), Presidente dos Estados Unidos da América, decide que se fabrique a bomba atómica. As operações de carácter militar ficaram a cargo do General Leslie R. Groves. No Outono de 1942, Robert Oppenheimer, professor de Física de Berkeley, acompanhado pelos Físicos, Fermi, Bohr, Beth e Teller, formam a equipa que vai trabalhar na criação da bomba atómica e instalam-se num laboratório, localizado em Los Álamos, no Novo México, na Primavera de 1943.
Em 16 de Julho de 1945, dão-se dois acontecimentos históricos de grande importância: a mensagem de paz do Imperador Hiro Hito do Japão e a explosão da primeira bomba atómica às 5h29´25”, em Alomogordo, no deserto do Novo México.
A 11 de Junho de 1945, sete sábios: J. Franck, E. Rabinovitch, D. Hughes, T. Hogness, G. Seaborg e S. Nickon, redigem o relatório Franck, contra a utilização da bomba atómica.
A 26 de Julho de 1945, Harry Truman (1884 – 1972), novo Presidente dos EUA, envia um ultimato, com o apoio da Grã-Bretanha e da China, ao Japão que o recusa. Truman ordena que se recorra à bomba atómica. O General Spaatz reúne o urânio e o plutónio, necessários à bomba, na ilha de Tinian de onde descolou o Boeing B-29 “Enola Gay” que a 6 de Agosto de 1945, às 8h15´ largou a bomba sobre a cidade japonesa de Hiroxima. O bombardeiro foi comandado por Paul Tibbets Jr., Comandante do 509 Agrupamento Aéreo e responsável pelo nome dado ao bombardeiro, em homenagem à sua mãe.
A justificação para o uso da bomba, visava acabar com a guerra no Pacífico e representava uma tentativa para equilibrar as potências do Mundo.
O Físico Britânico Blackell conclui no seu livro, publicado em 1948: assim, na verdade concluímos que o lançamento de bombas atómicas, não foi tanto o último acto militar da Segunda Guerra Mundial, mas como o primeiro acto da guerra diplomática fria que, actualmente, se desenrola com a Rússia.

www.youtube.com/watch?v=craC9eT71EI

ORCHESTRAL MANOEUVRES IN THE DARK - ENOLA GAY LYRICS

Enola Gay, you should have stayed at home yesterday
Oho it can't describe the feeling and the way you lied
These games you play, they're gonna end it all in tears someday
Oho Enola Gay, it shouldn't ever have to end this way
It's 8:15, that's the time that it's always been
We got your message on the radio, condition's normal and you're coming home
Enola Gay, is mother proud of little boy today
Oho, this kiss you give, it's never ever gonna fade away
Enola Gay, it shouldn't ever have to end this way
Oho Enola Gay, it should've faded our dreams away
It's 8:15, oh that's the time that it's always been
We got your message on the radio, condition's normal and you're coming home
Enola Gay, is mother proud of little boy today
Oho, this you give, it's never ever gonna fade away
Oeiras, 08/11/2009 – Jorge Brasil Mesquita

Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 22 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 13H51.

Sem comentários:

Enviar um comentário