quinta-feira, 21 de junho de 2012

ZIPS SONOROS - XI - FIRE ENGINES

Se é certo que no último capítulo destes espaços dedicados a bandas que nasceram e se ligaram a editoras independentes, abandonámos a editora Postcard, a verdade é que continuaremos na Escócia para falarmos de outra banda de Edimburgo, formada, em 1979, por Davey Henderson, Murray Slade, Graham Main e Russel Burn que adoptaram o nome de Fire Engines, nome extraído de uma das faixas do LP “The Psychedelic Sounds of: 13th Floor Elevators” dos 13th Floor Elevators, de 1966. Sonoramente, os Fire Engines beberam as suas influências em Captain Beefheart, no grupo Estado-Unidense, Contortions e nos grupos ingleses Pop Group e Gang of Four.
A banda, nos seus primeiros tempos de vida, não fazia concertos com mais do que 15 minutos porque, segundo o vocalista Davey Hendersen, “que interesse há em manter a audiência enfastiada?!”.
Ao gravarem o seu primeiro 7”, o grupo comentou que “queríamos fazer um “mau” 7” que fosse grandioso e fizémo-lo”: “Get Up and Use Me”. Uma completa anarquia sonora – acrescento eu. Em 1981, os Fire Engines assinaram contrato com Bob Last, outro editor discográfico escocês independente que competia com Alan Horne, primeiro para a Fast Product que se transformou em Pop: Aural. Da discografia do grupo, que enunciarei, como é usual, gosto, particularmente, do tema “Candy Skin”.

Codex Communications:
Dezembro de 1980 – 7” – Get Up and Use Me/Everything´s Roses

Fast Product:
Janeiro de 1981 – LP – Lubrificate Your Room

Pop: Aural:
Maio de 1981 – 7” – Candy Skin/Meat Whiplash
Novembro de 1981 – 7” – Big Gold Dream/Sympathetic Anaesthetic.

Fontes: “Rip It Up and Start Again”, livro de Simon Reynolds e o jornal New Musical Express.
Oeiras, 22/10/2009 – Jorge Brasil Mesquita

Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 21 de Junho de 2012, na Biblioteca Nacional, às 13H27.

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