sexta-feira, 25 de maio de 2012

NEVILLE BRODY

Durante as décadas de 80 e 90, Neville Brody foi considerado como um dos mais importantes e inovadores gráficos da UK.
Neville Brody nasceu em 1957, na Escócia e cresceu nos subúrbio nortenhos da cidade inglesa de Londres. Em 1975, entrou para a Hornsey College of Art, cuja reputação para o experimentalismo e para o debate floresceu após a ocupação estudantil de 1968. Em Hornsey, foi confrontado pelos conflitos que se geravam entre as artes de excelência e a aplicação das mesmas comercialmente. em 1976, frequentou um curso de desenho gráfico no London College of Printing. Contudo, Brody sentiu-se limitado e optou por se lançar na arena do desenho gráfico de uma pictórica e emocional.
Ao recordar as suas ambições iniciais, afirmou que "sentiu que no interior da comunicação de massas, o aspecto humano foi completamente posto de parte. Quis compreender as imagens diárias que o rodeavam naquela altura e o processo de manipulação,particularmente, no interior da arte publicitária. Ao entender os mecanismos a um nível básico, esperava produzir o efeito contrário ao interiorizá-las na mente humana."
Os seus primeiros trabalhos foram desenvolvidos nas editoras independentes Stiff e Fetish, influenciados pelo Construtivismo Russo e pela escola holandesa de De Stijl. Em 1981, foi convidado por Nick Logan da revista Face, considerada a "revista mais bem vestida do mundo"que sob a direcção de Brody se transformou na Bíblia do Estilo de toda uma geração, que em 1983foi votada a revista do ano e cognominada "o barómetro do estilo pop". Brody utilizava o desenho gráfico como o seu principal instrumento de trabalho em detrimento das fotografias e da cópia estrutural.
As técnicas de Brody rejeitavam a linearidade e o seu estilo foi sendo amplificado e desenvolvido na World Wide World. Por outras palavras,Brody desenhou a Net na página impressa, muito antes que alguém soubesse que tal existisse. Em 1984, Brody renovou graficamente a Face e no ano seguinte a Photographer´s Gallery apresentou uma retrospectiva da revista Face, enquanto Brody foi, ele mesmo, alvo de uma exposição no Victoria and Albert Museum. Em 1986, Brody desenhou a revista New Socialist que se afirmou como uma espécie de forum para a política cultural de esquerda.
Em 1990, Brody co-fundou a Fontworks, uma companhia de desenho tipográfico preparada para a era digital.
Em 1998, Brody trabalhou para a Nike, a Swatch e para o New York Museum of Modern Art.
Brody foi um inovador dos tempos modernos, mas considera-se, igualmente, enraizado nas tradições da arte pura aplicada e um violador de regras, sabendo quais as regras que foi rasgando.

Monumental Saldanha, Lisboa, 06/12/2009 - Jorge Brasil Mesquita
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Recriado, em 25 de Maio de 2012, às 12H54, na Biblioteca Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário